sábado, 27 de março de 2010

Não exclua, inclua!

A inclusão é o incluir, deixar como parte da sociedade qualquer pessoa que dela alguém exclua, assim sendo na maioria deficientes físicos e mentais. Vive-se numa sociedade que impõe padrões e quem não se adéqua fica fora de tudo, é literalmente descartado na sua maioria!

Sociedade é todo e qualquer conjunto de cidadãos que contribuem para um melhor viver de todos, ou seja, que tem ética, sendo assim nem todos podem ser considerados cidadãos, pois não têm ética, não sabem respeitar as diferenças.

As pessoas como já dito acima que são excluídas da sociedade são na sua maioria os deficientes mentais ou físicos, estes que na maioria das vezes são vistos por muitos como bobos, porém podem e possuem em muitos casos uma inteligência maior que a nossa como mostra o filme "O Lutador" onde o personagem principal não se deixou abater perante as dificuldades, não ligou para o que os outros falaram, conquistando o mundo com suas pinturas.

Todos sabem que a sociedade impõe um padrão, mas não se deve segui-lo se não o quiser, se deve ter personalidade, ser como realmente é, não como máquinas sem coração, que apenas seguem uma sequência sem saber nem mesmo o porquê, se deve ser humano e não deixar que qualquer um veja dificuladades para você, cada um vê por si mesmo.

Assim se percebe que nenhuma deficiência, cor, opção religiosa, sexual e outras são fatores para que pessoas excluam outras pessoas da sociedade, pois não buscam entender o outro, atira pedras sem saber o porque, talvez só seguindo uma seguência. Cada um segue sua própria seguência e é como verdadeiramente tem que ser.

Um comentário:

  1. José Neto, as suas colocaçõe são perfeitas, a falta de ética e respeito em nossa sociedade é tão grande, que todas as pessoas que não se encaixam nos padrões impostos por "alguém" são excluídas da sociedade, afetando a dignidade de tais pessoas. Bem citado, o filme o Lutador, pois ele nos revela que todos nós temos uma limitação, mas que nem por isso nos impede de fazermos o que tão almejamos e principalmente de sermos felizes!

    ResponderExcluir