sábado, 24 de abril de 2010

O Literato

Álvares de Azevedo o maior poeta romântico da literatura do século XIX foi um autor influenciado por escritores europeus, como Lord Byron. Apesar de ter escrito muito morreu cedo, aos 21 anos devido a uma desregrada, com vários excessos.
A influência de Álvares partiu na maioria de Byron, escritor de onde inspirou suas histórias macabras e satânicas. Outros escritores da época também se influenciaram por ele, assim o período ficou conhecido como Byroniano, Mal do Século ou Ultraromantismo, por retratar escritores europeus que retratavam o "mal".
A literatura de Álvares não se prende a um estilo, ele escreveu peças, poemas e em sua vida particular simples cartas destinadas a familiares. Sua obra de mair destaque é "Noite na Taverna", em que quantro amigos contam suas aventuras amorosas que acabam em tragédia, geralmente a morte.
O autor como dito morreu cedo, decorrente seu ritmo de vida, ou seja, a saídas noturnas onde bebia e fazia sexo totalmente sem segurança, como ocorre com diversos jovens do século XXI, que morreram ou vão morrer segundo pesquisas que abordam alcoolismo e doenças relacionadas ao sexo, como: sífilis, gonorréia e AIDS.
Contudo se percebe que Álvares, apesar de seus problemas com o álcool e outros, foi um autor magnífico e que contribuiu muito para a literatura universal através de suas obras que são lidas mundo a fora pelos apaixonados pela literatura romântica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário